Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2023

A Farsa do Sapateiro | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

A Farsa do Sapateiro

Gil Vicente estreia a sua nova comédia nas festas do casamento de D. Isabel com Carlos V. A dias de estrear a sua nova obra, entra em desespero, pois faltam os sapatos para os atores que seriam feitos pelo sapateiro real. Como este não aparece, Gil Vicente resolve ir a sua casa ver o que se está a passar.

Em Torres Novas, depois de ser chamado pelo rei para entregar sapatos novos para usar nas cortes, este ficou em casa a tentar acabar os sapatos encomendados por Gil Vicente, mas estava sempre a ser interrompido pelo cobrador de impostos que com medo que não chegasse o dinheiro para o dote da rainha, pedia sempre mais dinheiro.

Apresentação

A companhia S.A. Marionetas tem um trabalho em torno das marionetas repleto de uma boa disposição e comicidade que nos encanta e nos levam a querer com eles partilhar bons momentos. Esta narrativa traz consigo uma visão plástica que estamos crentes ser muito bem acolhida.

-- Filipa Mesquita

S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos

Uma estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais e em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas. Nessa perspetiva, o seu trabalho passa pela investigação e a procura de novas soluções estéticas, bem como a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espetáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.

Ainda no cumprimento destes objetivos, a companhia organiza, desde 1998, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça, onde está sedeada. Em 2015 o festival foi distinguido com o “EFFE Label”. Tem participado em diversos Festivais em Portugal, tendo também representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Turquia, Áustria, Irão, Tailândia. Desde 1997 já criou 45 produções originais. Em 2005 foi-lhe atribuído o prémio de mérito cultural das artes e espetáculo “Troféu Afonso Lopes Vieira”.

Em 2010 recebeu o prémio especial do júri pela preservação e continuidade do teatro tradicional de marionetas europeu com o espetáculo “D. Roberto”. Também com este espetáculo foi nomeada para melhor manipulação no 14º festival mundial da arte da marioneta de Praga. Em 2012 foi selecionada para participar no festival mundial de marionetas em Chengdu na China, onde recebeu o “Award Puppetry Festival Participation”. No mesmo ano foi nomeada para o prémio de melhor produção para a infância no International Award “Golden Gander” Kremnické Gagy na Eslováquia. Em 2013 recebeu o Prémio — “Alcoa d'Ouro” categoria Cultura atribuído pelo Jornal O Alcoa. Foi nomeada para o prémio de melhor espetáculo de rua no Wayang World Puppet Carnival em Jakarta na Indonésia. E recebeu o prémio de melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua no Wayang World Puppet Carnival. Em 2014 recebeu o prémio de melhor espectaculo tradicional do mundo com o teatro Dom Roberto na Tailândia. Em 2016 recebeu o prémio para melhor manipulação com os espetáculos “etc…” e “Teatro Dom Roberto” no Animart festival em Lodz na Polónia e o Prémio “Artistic Innovation Award” no 5th Golden Magnolia Shanghai International Puppet Festival na China. Em 2017 Recebeu o Troféu “Puppet for Peace” no Harmony World Puppet Festival em Kanchanaburi na Thailand. A nomeação “Best Manipulation” e o prémio “Best Director” no Word Puppet Festival EXPO 2017 em Astana no Cazaquistão e o Prémio “Preservation of traditions of ancient street theatre” no 1º Kyiv international festival of puppet theatre na Ucrânia. Já em 2019 recebeu o Prémio “Gulliver Junior” no 27º Festivalul International de Animatie Gulliver em Galati na Roménia. Mais recentemente, em 2020, recebeu o prémio “Melhor Música Original” atribuído pelo Blog Guia dos Teatros pela produção “Consonância” com o pianista Daniel Bernardes.

Ficha Artística

Links