Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2023

O ZAPATEIRO E os trasnos | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

O ZAPATEIRO E os trasnos

A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora lança a proposta de viajarmos através do mundo das marionetas em miniatura até a um pequeno palco onde o teatro acontece de um modo profundamente individualizado.

Partimos do teatro “lambe lambe”, que possui no Brasil grande implementação, e das máquinas fotográficas “à la minute”. Máquinas estas que lhe deram origem e muitos de nós ainda se recordam como espaços fotográficos antigos situados em espaços públicos onde o fotógrafo, debaixo do pano, tirava e revelava em pouco tempo a típica fotografia das crianças sentadas em cima do cavalinho de madeira.

Foram então preparadas duas caixas cénicas, com dois espetáculos, que partem de textos literários para a infância e que nós demos vida teatral à palavra escrita.

Foi juntando estas memórias e informações que preparamos mais uma proposta de serviço educativo a ser implementado na “Biblioteca Municipal Ferreira de Castro — Oliveira de Azeméis” e que brevemente poderá ser visto pelos seus visitantes.

Apresentação

O valor dos serviços educativos leva-nos a acreditar na múltipla interdisciplinaridade da arte da marioneta. A partir de uma tradição do Brasil surgem estes teatros em miniatura. Como se estivéssemos a observar pela objetiva de uma câmara, nasce no interior de pequenas caixas uma múltipla narrativa poética.

-- Filipa Mesquita

Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro assume como missão a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, tendencialmente gratuito e universal, de acordo com os princípios consignados pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, nomeadamente:

— A Informação: assegurar o acesso de todos os cidadãos a todos os tipos de informação local, nacional e internacional, com profundidade e pertinência.

— A Educação: promover e apoiar a educação individual e da comunidade local, e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis.

— A Cultura: assumir o seu papel imprescindível como centro da vida cultural de Oliveira de Azeméis, promovendo o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas.

— O Lazer: converter-se num espaço privilegiado de lazer, encorajando o aproveitamento construtivo dos tempos livres.

Ficha Artística

Links