Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2023

Marelle la fée “A fada amarelinha” | ESPETÁCULO DE MARIONETAS

Marelle la fée “A fada amarelinha”

Cindy é uma menina que, como a maioria das suas colegas, cresce cercada por monitores. Os seus sonhos, as suas aspirações são influenciados por todo o tipo de imagens: as que lhe são dirigidas, mas também anúncios e histórias reservadas aos adultos. É então que os seus devaneios a levam a um espaço de festa, no centro do qual está uma surpresa que lhe parece ser dedicada: um jogo da macaca, na ponta da qual está um brilhante par de saltos altos. Para colocá-los, ela terá que terminar esta provação de vida. Ao longo do jogo, ela será acompanhada por uma fada madrinha. Afirmando realizar todos os seus sonhos, esta fada, enganosamente benevolente, tornar-se-á um pouco cruel: Cindy literalmente crescerá muito rapidamente.

Apresentação

Apresentamos uma criação que nos mostra uma menina que para crescer terá de passar a sua provação demasiadamente rodeada de imagens que povoam os ecrãs.

-- Filipa Mesquita

Fanny Alet ( Cie du vélo sans les mains )

O meu nome é Fanny, nasci em Aveyron num feliz contexto rural. Em espaços verdes e azuis de jogos infinitos, a minha imaginação também foi alimentada pelo que a televisão e a chegada da ‘internet’ enviaram-me do mundo exterior.

Em 2012, um grande desejo de criar as minhas próprias imagens trouxe-me para a Bélgica para estudar artes visuais. Obtive o mestrado em artes digitais, especialidade de animação-expressão em 2018. Fiquei neste norte, criador de emulações, amigos, laços artísticos, e portadores de vários projetos: exposições coletivas e pessoais, concertos desenhados, animações de workshops artísticos, criação de videoclipes, diversos pedidos de ilustrações e gráficos.

Estou agora a concluir o mestrado em Artes da Marioneta, e mal posso esperar por poder partilhar os novos caminhos criativos inspirados pela descoberta desta maravilhosa arte.

O meu trabalho revisita espaços geniais de mentiras, catalisadores dos sonhos das meninas revisitados pelos dos adultos, recuso artefactos, símbolos femininos, crio personagens ambíguas para questioná-los de forma ingénua.

Ficha Artística

Links

Downloads